Perguntas Frequentes

INSTITUCIONAL

O RBCA foi criado com o intuito único de servir de parâmetro de qualidade entre as equipes Brasileiras. Isso não é um circuito.

Apesar de ter critérios para escolha das provas que poderão se inscrever, não é objetivo do RBCA controlar a qualidade destas provas nem a idoneidade dos seus organizadores. Esperamos que o sucesso do RBCA possa servir de inspiração para que, no futuro, os praticantes de Corrida de Aventura se organizem em uma associação que tenha o poder para controlar a qualidade das provas.

Os criadores e responsáveis pelo Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura são Wladimir Togumi do site www.adventuremag.com.br e Erich Aby Zayan Feldberg, da equipe Rosa dos Ventos

DÚVIDAS

O ranking é zerado no final do ano?
Não. O ranking é dinâmico e considera os 5 melhores resultados dos últimos 12 meses.

Como calculo a pontuação de cada prova?
A pontuação final é determinada por 3 fatores: tamanho do percurso, premiação em dinheiro e participação dos 10 melhores colocados do mês anterior ao evento. Esses fatores são multiplicados pela pontuação padrão que se encontra no regulamento. Pontuação final = Pontuação padrão x Fator distância x Fator premiação x Fator Top10 mês anterior

Por quê a pontuação da minha equipe em determinada corrida está com 10 pontos a menos?
As equipes que forem cortadas e fizerem um percurso menor, recebem 10 pontos a menos que a pontuação normal após o cálculo do fator. Outra situação que pode ocorrer isso é quando há duas categorias distintas, cada uma com uma distância diferente. As equipes da categoria mais baixa receberão 10 pontos a menos no resultado final.

Ao participar de uma competição estarei automaticamente participando do ranking?
Não. A equipe é responsável pela inscrição e atualização dos dados cadastrados. A justificativa é que nem todas equipes participam das corridas de aventura para competir e elas podem não se sentir confortáveis com o nome da sua equipe com classificação baixa no RBCA

Como inscrevo minha equipe?
Procure no menu superior o link 'inscrição' e escolha a melhor opção para sua equipe

Preciso pagar alguma taxa?
Não, a inscrição da equipe não exige pagamento de taxa. Caso você seja um organizador, a resposta é sim. Veja os valores no regulamento.

Inscrevi minha equipe mas os pontos anteriores não foram considerados. Por quê?
A equipe passa a pontuar somente após a sua inscrição no RBCA. Classificações anteriores não são consideradas. Esse sistema é utilizado para evitar que as equipes somente se inscrevam depois de perceber que tiveram uma temporada boa e aparecerem no topo do ranking a qualquer momento.

Minha equipe aparece classificada no ranking da competição mas não no RBCA
Pode ter acontecido duas situações: por erro nosso, ao passar a pontuação para a planilha do RBCA ou pela sua equipe não atingir os critérios do ranking, como por exemplo a formação da equipe ter sido quarteto não misto.

A competição foi realizada há algumas semanas mas os pontos ainda não foram considerados.
Dependemos que a organização nos envie a classificação final e as informações da prova para que possamos fazer o cálculo da pontuação. Por favor aguarde mais alguns dias.

Para saber um pouco mais sobre o funcionamento do Ranking, navegue através do menu superior. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.